Projeto

Telecentro ITI – Biblioteca Affonso Taunay

É um espaço que proporciona acesso público e gratuito às Tecnologias da Informação e Comunicação, disponíveis para atividades de promoção do desenvolvimento local, em conformidade com a Lei Municipal (Lei 14.668/2008 – a qual instituiu a Política Municipal de Inclusão Digital, enfatizando o ensino da linguagem informatizada, com vista à inclusão social e digital como elemento básico para o exercício da cidadania).

O que torna o Telecentro ITI um espaço de inclusão e desenvolvimento é o atendimento humanizado e customizado. O espaço também oferece atendimentos sociais como orientações, encaminhamentos e intervenções.
No Telecentro, os usuários têm acesso a equipamentos de última geração e Internet, podendo acessar e-mails, redes sociais, pesquisas na web, confeccionar e imprimir currículos e documentos, além de assistir vídeos, palestras e ouvir músicas. O espaço ainda permite que seus usuários realizem encontros “coworking”: um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos, o que possibilita que os usuários o utilizem para reuniões de trabalho.

Principais objetivos:

  • Promover a inclusão digital e social;
  • Ser um ambiente de inovação e tecnologia na região, atendendo empreendedores, moradores locais, estudantes e servindo como ponto de apoio para os outros programas e projetos, criando uma rede de relacionamento entre os usuários do serviço;
  • Disseminar a cultura e a educação empreendedora;
  • Promover o desenvolvimento local e a geração de emprego e renda em regiões em situação de vulnerabilidade social;
  • Estimular a inovação aberta;
  • Incluir jovens de baixa renda no ecossistema de empreendedorismo e inovação da cidade de São Paulo.
É um espaço livre, colaborativo, que incentiva que o trabalho e o conhecimento sejam compartilhados, valorizando a cocriação e a criatividade, promovendo a inclusão social e digital do cidadão, além do desenvolvimento humano, econômico e social.

Histórico:
O processo de ressignificação do Telecentro pelo ITI iniciou em 16 de outubro de 2018. Desde então, atendeu a média de 224 novos cadastros por mês, totalizando 673 no fechamento do último trimestre de 2018. Somou 3.631 usuários com 4.923 acessos nos computadores.

Dados
Dados

Também foram realizados cursos de capacitação com participação de 57 pessoas de diversas faixas etárias:
Word 2010 a distância com presencial para o esclarecimento de dúvidas e acompanhamento;
Introdução à Informática;
A Hora do Código – Programação.
As organizações participantes foram a Fundação Casa, CAPS – Centro de Atenção Psicossocial Adulto (Álcool e Droga), Embaixadores da Mudança e Grupo Mulheres do Brasil. A SMRI – Secretaria Municipal de Relações Internacionais.

Para mais informações:
Telecentro ITI – Biblioteca Affonso Taunay
Endereço: Rua Taquari, 549 – Mooca
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sábados das 8h às 12h.
Telefone: (11) 2532-1260