Projeto

Projeto Gibi

Tem como finalidade possibilitar o acesso ao conhecimento sobre ações inclusivas relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem do aluno da educação especial inserido no ensino regular por meio de ferramentas pedagógicas alternativas que promovam a inclusão educacional e social.

O projeto está baseado na Lei Brasileira de Inclusão e é desenvolvido especificamente por faixa etária para atrair a atenção dos alunos proporcionando a discussão sobre temas relacionados à inclusão social, conforme segue:

  • A descoberta do diferente;
  • Tipos de Deficiência e Tecnologia Assistiva;
  • Direitos das Crianças com Deficiência;
  • Como conviver e respeitar as diversidades.

Para as crianças do maternal, pré 1, 2 e 1º e 2º ano fundamental, criar situações por meio do brincar entre as crianças com e sem deficiência envolvendo a família, adultos e idosos. Podem ser inseridas pessoas de diferentes etnias, gêneros, obesos etc.

Para alunos do 2º ao 8º ano fundamental, criar situações onde se destaque a resolução de situações entre as crianças com e sem deficiência, situações que gerem dúvidas e tenham solução.

Para alunos do 9º fundamental ao 1º ano superior, levantar situações do cotidiano entre adolescentes e jovens com deficiência e sem deficiência, e outras tecnologias, do tipo uso de celular, atividades de lazer etc.

Arte na Educação

Por meio de um modo lúdico, é abordado o tema arte na educação para a inclusão ao contexto atual vivido e os desafios que enfrentam na escola para torná-la inclusiva, buscando superar os atos de desrespeito e de bullying de qualquer espécie.

O público-alvo é de adolescentes e jovens entre 14 e 18 anos matriculados em escolas públicas.

Profissionais envolvidos:

Gestores de Projetos
Pedagogos
Psicólogos
Assistentes Sociais
Estagiários

Histórico: Projeto em implementação e beneficiará 3.520 adolescentes e jovens.