Projeto

Visa auxiliar adolescentes, com ou sem deficiência, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente em suas escolhas de carreira e elementos fundamentais para a construção de seu engajamento profissional sem impor o destino, mas ajudando a trilharem seus caminhos, apresentando a eles informações que possam guiar suas conquistas.

É fundamental para a sociedade considerar a juventude em sua diversidade de classe social, gênero, etnia, origem familiar, faixa etária e região em que está inserida. Há uma parcela que, ao concluir os estudos, deposita suas expectativas no ingresso no mundo do trabalho. E há aqueles que, desde a infância, são impostos ao trabalho, restringindo e retardando possibilidades de desenvolvimento como estudantes e aperfeiçoamento para o mercado de trabalho. O que os leva, na vida adulta, a competir desigualmente às vagas de emprego.

O projeto é desenvolvido pela ABPRH – Associação Brasileira dos Profissionais de Recursos Humanos, em parceria com a AIIH – Associação Internacional de Interesse a Humanidade e o ITI – Instituto Tecnológico Inovação. Fundada em 18 de março de 1984, a AIIH tem como foco a formação de crianças e jovens através das modalidades esportivas e socioculturais, e possui sede com sala de informática, sala de aula, biblioteca, quadra, campo de futebol, palco, miniplayground, foyer e acessibilidade.
São realizadas diversas atividades focadas na área esportiva e ações voltadas a adolescentes que são alvos constantes da marginalidade e tráfico de drogas. Desta forma, o ITI e seus parceiros auxiliam esses jovens na obtenção de emprego, afastando-os da marginalidade.

O ITI contribui com este projeto oferecendo aos participantes aulas de informática com o pacote Microsoft (Word, Excel e PowerPoint).

Profissionais envolvidos:
Coordenadores de projetos
Pedagogos
Instrutores

Os principais objetivos compreendem:

  • Identificar o sonho e áreas de interesse dos participantes dos projetos;
  • Capacitar profissionalmente;
  • Geração de trabalho e renda;
  • Indicar/incluir no mundo do trabalho em programas de estágio ou jovem aprendiz em empresas parcerias que apoiam o projeto.

Possui atividades em quatro áreas de atuação com aulas diversas:

Música:
Sonorização
Instrumentos
DJ
Produção musical (trilha, jingle, dublagem)

Tecnologia:
Desenvolvimento de site
Programação
Games
Manutenção de máquinas
Redes
Design (ECAD, Photoshop, Lightroom, etc.)
Telecomunicações Mobile (app)
Segurança de informação

Público:
Eventos
Call-center
Recepção
RP (relações públicas)
Guia de Turismo
Hostess
Cumim, Garçom, Maitre
Vendas

Carreiras:

Eventos bimestrais onde profissionais de sucesso falam sobre o mercado de trabalho relativo à sua profissão.
O público-alvo é de jovens entre 15 e 18 anos, ambos os sexos, cursando ou concluintes do ensino médio da rede pública.
Histórico:
2017 – O projeto beneficiou 36 jovens e adolescentes do bairro Jardim Irene, em Embu das Artes, São Paulo.

dados